You are here
Home > Novidades > ASUS recebe certificação de Retorno do Investimento Social

ASUS recebe certificação de Retorno do Investimento Social

A ASUS anuncia que o seu primeiro relatório Social Return on Investment (SROI) foi aprovado e certificado pela Social Value International, uma rede global especializada no impacto e valor social. Esta distinção faz da ASUS a primeira empresa asiática a ter recebido esta certificação, a qual permite que a empresa avalie com maior precisão os impactos dos seus programas de responsabilidade social e assegure que as organizações não-governamentais (ONGs), os grupos de voluntários e os centros de formação digital estão a tirar o máximo dos seus esforços. O relatório de Retorno do Investimento Social do Programa de Educação e Reciclagem de Computadores e Impacto é o primeiro documento de valor social oficial e servirá de modelo a outras iniciativas.

Este relatório não só nos permite associar os nossos projetos de sustentabilidade corporativa com valor social – o que assegura uma eficiência superior e maior impacto nas comunidades locais – como ainda nos faculta uma mensurabilidade alternativa que podemos utilizar para melhorar a nossa gestão destes projetos que têm como objetivo acabar com as lacunas verificadas na divisão digital”, explica Sandy Wei, Diretor de Sustentabilidade da ASUS.

O Projeto Educação e Reciclagem de Computadores

A ASUS começou a reciclar e a recuperar computadores como parte do Programa de Educação e Reciclagem em 2008, o qual foi e continua a ser parte da missão de facultar tecnologia a comunidades que não têm acesso a este tipo de recursos, melhorando os seus estilos de vida e diminuindo o gap digital existente nas cidades e regiões menos desenvolvidas.

Os programas de reciclagem expandiram-se para operações de maior escala como programas de doação de computadores, criação de centros digitais e currículos de educação digital. Estes últimos programas foram criados para ajudar comunidades desfavorecidas a acederem às oportunidades de formação digital e melhorarem as suas competências e capacidades digitais de forma a terem melhores oportunidades.

Numa tentativa de avaliar melhor o impacto destas iniciativas, a ASUS adotou metodologias analíticas e trabalhou em estreita parceria com a PricewaterhouseCoopers para recolher, verificar e apresentar as informações estatísticas e financeiras já que estas se referem ao modelo de valor social. Esta abordagem permite uma melhor compreensão do impacto destas iniciativas e vai para lá do tradicional valor-preço, tendo em conta fatores como a confiança, independência e contentamento dos interessados.

O processo de recolha de dados envolveu uma análise quantitativa aos mesmos tais como o número de equipamentos doado, o seu valor de mercado e o número de organizações ou pessoas a receber estes equipamentos, bem como uma análise qualitativa através de entrevistas, questionários e workshops. Foi posteriormente utilizada uma fórmula para calcular o valor social, responsável por gerar um valor monetário ou social para o projeto.

Photo by Sebastiaan ter Burg

Leave a Reply

Top