You are here
Home > Conversas > BI4ALL uma década de BI

BI4ALL uma década de BI

José Oliveira, CEO da BI4ALL

Aquando do balanço da atividade de 2016 da BI4ALL, falamos com José Oliveira, CEO da empresa, para compreender como está o mercado de BI em Portugal, e que planos tem para o futuro.

A BI4ALL já está no mercado há mais de uma década, focada no mercado de Business Intelligence e de Analytics. COmo sentem a progressão do mercado nacional na adoção de soluções de BI?

O BI e o Analytics são áreas que, nos últimos anos, têm tido um forte crescimento e um aumento de procura. As empresas, cada vez mais, reconhecem que as ferramentas de BI são importantes para a gestão de qualquer de negócio e, por isso, a aposta na sua utilização tem sido cada vez mais maior, dado as suas vantagens pois permitem o acompanhamento diário dos seus objetivos, encontrar novas oportunidades de negócio, reduzir riscos, reorganizar recursos e melhorar a eficiência operacional.

Estamos num mercado maduro, ou ainda temos um mercado com necessidades de crescimento e adoção de ferramentas analíticas?

Consideramos que é um setor que está em forte crescimento, até pelo investimento que tem sido feito nestas ferramentas. No entanto, existem muitas empresas neste setor e, cada vez, são mais, as que incluem, nas suas estratégias, ferramentas analíticas. Porém, ainda existe um longo caminho pela frente, em que é necessário demonstrar a importâncias e as vantagens que este tipo de ferramentas poderá trazer aos negócios.

Como têm sido estes últimos anos de atividade num mercado de nicho?

A BI4ALL, ao longo dos últimos anos, tem vindo a demonstrar um desempenho excecional, facilmente comprovado pelos nossos resultados financeiros. Criada há 12 anos, a BI4ALL nunca viu o seu negócio crescer a menos de dois dígitos. Reconhecemos que o sucesso da BI4ALL é inerente ao compromisso de toda equipa na medida em que o seu empenho se reflete numa taxa de satisfação de clientes de 98% e, consequentemente, na distinção por diversas entidades portuguesas.

Internacionalização, assume-se, deseja-se, prevê-se, ou é para os outros?

O mercado internacional representa já 38% das receitas e em 2016 registámos um aumento de 90% face a 2015, ou seja, este mercado já é uma realidade para nós e onde prevemos crescer nos próximos anos. A BI4ALL conta já com o desenvolvimento de projetos em vários países como a África do Sul, Áustria, Bélgica, Bulgária, Brasil, Croácia, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Rússia, Reino Unido, Suíça, Suécia e Turquia. Para responder às novas exigências do mercado, a BI4ALL criou um conceito de um Centro de Nearshore que oferece a transferência de processos de negócio e de projetos para uma localização próxima do local do cliente.

Com um conjunto tão diversificado de clientes, quais os maiores desafios para a equipa BI4ALL?

Manter-se especialista num determinado nicho de conhecimento tecnológico, ou conhecer e tornar-se especialista de negócio em sectores tão diferentes como Ensino, Saúde ou Retalho? A BI4ALL desenvolve soluções de excelência, direcionadas às necessidades das Organizações, e estamos continuamente atentos às melhores soluções e tecnologias, levando o best of breed aos nossos clientes. A experiência adquirida ao longo dos anos nos diferentes setores em que operamos permite-nos responder a qualquer desafio, pois contamos com uma equipa certificada e altamente qualificada que cumpre as melhores práticas da indústria. Reconhecemos que somos privilegiados, somos uma equipa única de especialistas em business intelligence altamente motivada e envolvida com a organização e com os clientes. A nível de setores, estamos focados em áreas totalmente distintas: Administração Pública, Automóvel, Banca e Serviços Financeiros, Farmacêutico, Aviação, Legal, Media, Retalho, Seguros, Telecomunicações e Transportes e orgulhamo-nos de um sólido histórico de implementações bemsucedidas e isso está refletido no crescente número de clientes que têm trabalhado connosco ao longo dos anos. o sucesso da BI4ALL deve-se em grande medida aos nossos colaboradores pelo seu elevado nível de compromisso e engagement.

Os resultados vão em linha do esperado?

O ano de 2016 foi, claramente, o ano de crescimento assumindo-se como um marco importante na história da BI4ALL, quer pelo nível de desempenho atingido quer pela qualidade do trabalho efetuado, mas também pelo crescimento sustentado da equipa. Em 2016, a BI4ALL cresceu 52% e atingiu um volume de negócios de 7 milhões de euros. Estes resultados, fortemente positivos, resultam, por um lado, da assertividade e relevância da oferta da BI4ALL e da aposta no capital humano como pilar fundamental do desenvolvimento da empresa. Outro fator responsável por estes resultados, prende-se com o crescimento nos mercados internacionais em que a BI4ALL opera, os quais já representam 38% no volume de negócios, tendo tido um crescimento de 90% face a 2015. Em 2016, foi também efetuada uma reorganização das equipas, sobretudo em áreas mais estratégicas, e do espaço da BI4ALL, de modo a que fosse possível acomodar o crescimento esperado, que corresponde a um aumento de 30%, do número de colaboradores, tendo fechado o ano de 2016 com 127 colaboradores.

Quais as perspetivas para este ano de 2017? Quais os maiores investimentos a efetuar?

2017 vai ser o ano da confirmação que somos a maior empresa em Portugal em Business Intelligence. Desta forma, vamos claramente continuar a crescer em clientes, em projetos, em faturação e em equipa. Pois, o sucesso da BI4ALL deve-se em grande medida aos nossos Colaboradores pelo seu elevado nível de compromisso e engagement. Reconhecemos que somos privilegiados, somos uma equipa única de especialistas em business intelligence altamente motivada e envolvida com a organização e com os clientes. Queremos acrescentar valor ao negócio dos nosso Clientes, preenchendo a lacuna que existe entre os objetivos destes e as soluções necessárias para os realizar. Aumentar a faturação em 2017 é uma das prioridades de negócio da empresa. Contudo, a BI4ALL, não foca apenas a sua atividade em função do aumento da faturação, mas pretende também continuar a crescer no volume global de negócios. Para 2017, é nosso objetivo, alcançar um volume de negócios de 10 milhões de euros, continuar a aposta em mercados externos e objetivo já realizado à data de hoje foi a abertura do novo Centro Nearshore em Lisboa.

Sentem que a instabilidade política europeia e global está a ter repercussão nos negócios? (alargando processos de decisão, maior preocupação e avaliação de investimentos,…)

Sente-se já uma retoma ao nível do investimento, por um lado, porque existiam investimentos bloqueados há vários anos, que neste momento a sua não execução compromete a competitividade das organizações, por outro lado porque os custos inerentes à tecnologia têm diminuído com a adoção de Cloud e Software-as-a-Service.

Leave a Reply

Top